top of page

PALESTRANTES

 

Possui graduação em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. É professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, onde leciona as disciplinas Saberes e Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa 1 e 2, nas modalidades presencial e a distância e da Faculdade de Letras, onde leciona a disciplina Estágio Supervisionado 4. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Discurso, ensino de escrita, relação professor x escrita x ensino, didática do ensino de leitura e escrita, história do professor leitor, leitura na escola e produção textual no ensino básico e superior.Integra o grupo de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Discurso e Ontologia - GEDON.

Rosângela Oliveira Cruz Pimenta

 

Doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com área de atuação em Linguística Aplicada e pesquisas centradas nas crenças e na formação de professor de língua materna (LM) e de língua estrangeira (LE). Pós-doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Mestrado em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) com área de concentração em Estudos de Linguagem. Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Português pela Faculdade São Grabriel (UNESC) PI. Graduada em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Atualmente é professora Adjunta (DE) do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Yana Liss Soares Gomes

Professora da Universidade Federal de Alagoas, doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Foi bolsista Capes de doutorado sanduíche realizado na Universidade Autônoma de Barcelona junto ao Gretel - Grupo de Investigación en Literatura infantil y Juvenil y Educación Literária, no ano de 2014. Possui especialização em Literatura Brasileira e graduação em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação como docente de graduação e de pós-graduação "lato sensu" e como consultora pedagógica no Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Atua e pesquisa sobre os seguintes temas: formação do leitor, leitura literária, literatura infantil digital, formação de professores e didática do Ensino Fundamental. É autora do livro Estágio Supervisionado na Licenciatura em Pedagogia: projetos de leitura e escrita nos anos iniciais (Ed Vozes).

Giselly Lima de Moraes

Pós-Doutorado em Educação - Área: Formação Docente - pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal - 2007). Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2002). Especialista em Alfabetização (UFAL-1998). Graduada em Pedagogia (UFAL-1970). Professora Associada do Centro de Educação (CEDU-UFAL). Leciona EJA na Graduação e na Pós-Graduação em Educação Brasileira. Ex-Diretora do Dpto. de Educação de Jovens e Adultos (DEJA), da Sec. Mun. de Educação de Maceió (1996-2003). Líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (MULTIEJA) do CEDU-UFAL-CNPq. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Teorias e Práticas de Educação de Jovens e Adultos. Além da área de Pedagogia, realiza pesquisas em Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada e atua principalmente nas seguintes linhas: Educação e Linguagem, Educação de jovens e adultos, Alfabetização e Letramento de pessoas jovens e adultas e Gêneros Textuais. Coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Alfabetização em Alagoas (NEPEAL-UFAL). Coordenadora da Pesquisa sobre Leitura na Educação de Jovens e Adultos (2010-2014), financiada pela CAPES - Observatório da Educação - Edital nº.38/2010. Coordenadora do PROCAD/Casadinho entre as Universidades Federal de Alagoas (UFAL), do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Integrante da pesquisa Internacional no Mercosul sobre EJA e Educação Rural (2014-2016) entre Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai sob a coordenação geral da Universidade de Córdoba, Argentina.

Marinaide Lima de Queiroz Freitas

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1973), graduação em Lettres - Université de Franche Comté Besançon (1974) e doutorado em Linguistique et Enseignement du Français - Université de Franche Comté Besançon (1985). Tem estágio pós-doutoral no Departamento de Lingüística Aplicada do IEL da UNICAMP. Atualmente é Associada 4 da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, produção, autonomia relativa, língua materna, língua estrangeira e produção escrita. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho de Linguística Aplicada da Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) no biênio de 2010 a 2012. Participou do comitê da área de Letras e Linguística na avaliação trienal de 2007 a 2009 da CAPES. É líder, desde 1995, do grupo de pesquisa interdisciplinar e interinstitucional "Ensino e aprendizagem de línguas", com sede na UFAL; pesquisadora do grupo de estudos "Práticas discursivas na contemporaneidade", da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) cadastrado no diretório de grupos do CNPq; pesquisadora do Núcleo de Estudos Dialógicos e Discursivos, da UFPE(diretório de grupos do CNPq), o qual desenvolve o projeto no quadro do Convênio CAPES/COFECUB, intitulado Representação do Discurso Outro e discursividade escrita: estudo comparativo em francês, espanhol e português brasileiro,com a coordenação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Université Sorbonne Nouvelle ? Paris 3. Efetuou Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Paris III-Sorbonne Nouvelle de junho de 2011 a junho de 2012. A partir desse período, dedica-se, ainda, à pesquisa sobre a articulação de gêneros discursivos e de suportes em torno de um mesmo tema, numa perspectiva linguístico-discursiva.

Rita Maria Diniz Zozzoli

Possui Pós-doutorado (2016) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), doutorado em Linguística (2007), mestrado em Letras e Linguística (1996) e licenciatura em Letras (1987) pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é professora Associada 1 da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É Coordenadora Institucional do PIBID-UFAL e já coordenou o subprojeto do PIBID-Letras-Português no período de maio/2010 a fevereiro/2015. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, formação de professores, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, leitura e produção de textos, gêneros discursivos, livro didático, ensino de gramática.

Lúcia de Fátima Santos

Doutora e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e graduada pela Faculdade de Letras (FALE/UFAL), atua como professora na graduação e na Pós-graduação da Fale/UFAL. Atualmente é coordenadora de Graduação Presencial da Faculdade de Letras/UFAL, Coordenadora do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à docência em Letras/Português (PIBID/Letras/Português) e Coordenadora do Idioma Sem Fornteiras de Língua Portuguesa como Língua Estrangeira ou Adicional. Integra a Comissão Editorial da Revista Leitura (PPGLL) e da Revista Saberes Docentes em Ação (SEMED/AL) e o Conselho Editorial da Revista Práticas de Linguagem (UFJF). Participante do Grupo de Estudos Ensino e aprendizagem de línguas, desenvolve pesquisas sob a perspectiva da Linguística Aplicada, articulando reflexões sobre a prática de sala de aula e os estudos discursivos, com os seguintes temas: Ethos, Estudos argumentativos, Produção Textual em Língua Portuguesa, Estudos de Identidade e Formação de Professores.

Rita Souto 

Professora efetiva da Universidade Federal de Alagoas - Campus Maceió, setor de Planejamento, Currículo e Avaliação. Possui graduação em Educação Artística pela Universidade de Marília (1991), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), Mestrado (2009) e doutorado (2013) em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi professora efetiva da Secretaria Municipal da Educação de Marília, exerceu a função de Assistente Técnica de Área de Ensino Fundamental. Professora de Educação Artística da rede Estadual de Ensino (Estado de São Paulo).Tem experiência na área de Educação com ênfase na sala de aula, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria histórico-cultural, educação, ensino - aprendizagem, leitura e escrita, prática pedagógica e projetos pedagógicos.

Luiz Fernando Gomes

Possui Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas em Linguística Aplicada, área de concentração Linguagem e Tecnologia (2015), Doutorado pela Unicamp, na mesma área (2007), Mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) em Linguística Aplicada aos Estudos da Linguagem (1998) e é formado em Letras pela Universidade de Sorocaba. Professor concursado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), onde leciona na FALE- Faculdade de Letras, no Programa de Pós- Graduação em Letras e Linguística ( PPGLL) e no Programa de Mestrado Profissional ? PROFLETRAS. Faz parte do GT Linguagem e Tecnologia da ANPOLL. Presidente da ABEHTE- Associação Brasileira de Hipertexto e Tecnologias Digitais, no biênio 2010-2012, Vice-Presidente da ABEHTE para o biênio 2016-2018, Editor da Revista Quaestio no período 2011-2013 e Editor da revista Leitura de 2015 até o momento.Pesquisa os seguintes temas: linguística textual: hipertexto e multimodalidade, relações verbal- não verbal; leitura e escrita em dispositivos e ambientes digitais; linguagem e tecnologia no ensino presencial e a distância e multiletramentos. Autor dos livros: Hipertextos Multimodais: leitura e escrita na era digital (Paco, 2010) e Hipertexto no Cotidiano Escolar (Cortez, 2011), Palavrando (poesia ? Crearte ? 2012), Sebastião, meu avô, pai da minha mãe ( Ficção Biográfica -Editora Jogo de Palavras- 2013) e A mão que fazia desaparecer e outras históricas impossíveis (conto ? Editora Jogo de Palavras -2013).

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente é professora da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua materna, Produção de textos, gêneros textuais e análise crítica do discurso.

Flávia Ferreira

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (2003), graduação em Letras - Autarquia de Ensino Superior de Arco Verde (1998), Especialista em Avaliação Educacional de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialista em Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2006). Em 2014, concluiu seu doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Linguagem e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização e Letramento; Leitura e produção de textos; Estágio Supervisionado; Saberes e Metodologia da Língua Portuguesa; e, Educação de Jovens e Adultos. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas da Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLIT). E membro do grupo de pesquisa Multidisciplinar em EJA (MULTIEJA).

Adriana Cavalcanti

É licenciada em Letras-Português pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente, integra o conselho editorial da revista Leitura - teoria e prática (editada pela ALB - Associação de Leitura do Brasil) e é professora associada da Universidade Federal de Pernambuco (Centro de Educação - Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e Programa de Pós-graduação em Educação). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, didática do português, linguística aplicada ao ensino de português, ensino de literatura e educação e linguagem.

Lívia Suassuna

bottom of page